Grupos - O GRUPO DE ESTUDOS E DISCUSSÃO CLÍNICA SOBRE PSICOTERAPIA PSICANALITICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (GEPSIA).

CEPSC. Estudo, divulgação e pesquisa em Psicoterapia Psicanalítica.

AGENDA GRUPOS ///

O GRUPO DE ESTUDOS E DISCUSSÃO CLÍNICA SOBRE PSICOTERAPIA PSICANALITICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (GEPSIA).


Data: 00/00/0000
Local: Sede do CEPSC

O GRUPO DE ESTUDOS E DISCUSSÃO CLÍNICA SOBRE PSICOTERAPIA PSICANALITICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (GEPSIA).

Tem como objetivos o estudo aprofundado, teórico e clínico, sobre temáticas envolvendo a psicoterapia com crianças e adolescentes e o aprimoramento dos temas estudados no Curso de Formação em Infância e Adolescência do CEPSC.
O grupo se destina a profissionais psicólogos ou médicos que tenham realizado o curso de Formação em Psicoterapia na Infância e Adolescência e/ ou possuam experiência clínica com crianças e adolescentes.
Estudaremos assuntos variados relacionados à infância tais como: A Síndrome Normal da Adolescência, a Latência, o Acompanhamento dos Pais no Atendimento Infantil, Psicossomática, Técnica de Atendimento Conjunto Pais-bebês, Identificação Precoce dos Riscos do Desenvolvimento (IRDI), Diferenciação Autismo e Psicose, o Trabalho com Crianças Muito Pequenas, Psicopatologia da Infância e Adolescência, Distúrbios Alimentares, Alienação parental, o Impacto das mídias nos atendimentos e no desenvolvimento, entre outros.
Passaremos por alguns autores tais como: Melanie Klein, Winnicott, Antonino Ferro, Marie Christine Laznik, Miryam Szejer, Nara Caron, , Julieta Jerusalinsky, Alfredo Jerusalinsky.
O cronograma e a eleição das principais temáticas serão definidos nos primeiros encontros, em conjunto com os participantes. O Grupo seguirá uma sequência composta de apresentação de caso clínico e aprofundamento na compreensão do caso com o estudo de literatura sobre o assunto abordado.
Os associados do CEPSC que trabalhem com crianças e os alunos que tenham feito o curso de Formação em Psicoterapia da Infância e Adolescência estão convidados a participar. Demais interessados, e não associados, deverão passar por uma entrevista com as coordenadoras do grupo.
Os encontros acontecem semanalmente nas sextas-feiras, das 13 às 14 horas, na sede do CEPSC.